O freio lingual é uma pequena membrana que fica abaixo da língua e que se estiver alterado, pode impedir os corretos movimentos linguais. Damos o nome para essa alteração do freio lingual de Anquiloglossia ou comumente chamada de “Língua Presa” ou frênulo lingual curto.
A anquiloglossia no bebê pode atrapalhar várias funções, sendo a amamentação o maior impacto sentido pelas mães nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. Embora outras funções importantes também possam ser influenciadas, como a introdução alimentar, mastigação, deglutição, respiração, fonação e até impactar o desenvolvimento motor do bebê.
Então, se algo está prendendo a língua, dificultando a sua movimentação, as funções orais não irão ocorrer de maneira adequada. Mas o nosso corpo é muito inteligente e como precisamos realizar essas funções, ele irá COMPENSAR de alguma maneira essa falta de movimentação fazendo outro tipo de movimento.
SINAIS E SINTOMAS comuns de bebê ou criança com o frênulo curto:
-Amamentação: dificuldades na pega, não conseguir extrair o leite suficiente do seio, interferindo inclusive no seu baixo ganho de peso. Soluços após as mamadas, estalos durante a sucção, engasgos frequentes, gases em excesso, bebê muito irritado. Além disso, a mãe pode apresentar dor e fissuras no seio.
-Deglutição: engasgos frequentes
-Respiração: uma respiração mais oral, pois a língua se encontra baixada, facilitando a passagem de ar pela boca. Isso vai impactar também no crescimento crânio-facial e ocasionar problemas de oclusão.
-Fala: dificuldade na emissão de determinados fonemas (sons)
Por todos esses problemas que uma língua presa pode gerar, a avaliação do frênulo lingual é tão importante o nascimento do bebê. O teste da linguinha é um exame obrigatório nas maternidades de todo Brasil feito nas primeiras 24/48 hs de vida e serve para diagnosticar alterações no frênulo lingual. Deve ser realizado por fonoaudiólogos habilitado, sendo um teste rápido, seguro e indolor. (Martinelli, 2013)
O tratamento indicado para a correção da anquiloglossia é a FRENOTOMIA LINGUAL. É um procedimento simples, rápido e conservador que pode ser realizado em consultório odontológico com anestesia local. A liberação deste freio pode ser feita com tesoura cirúrgica ou laser cirúrgico, sem necessidade de sutura.
Imediatamente o bebê é colocado para mamar e já notamos uma grande diferença na pega, sucção e ordenha.
O sucesso do tratamento envolve também o acompanhamento terapêutico pré e pós cirúrgico de uma equipe multidisciplinar: Pediatra, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Consultora Materna e Odontopediatra.
Caso o teste da linguinha tenha sido normal, mas a mãe e o bebê estão apresentando aqueles sinais e sintomas descritos, procure uma Fonoaudióloga ou Odontopediatra de sua confiança!
Língua presa é coisa séria!!
A Dra Fernanda Albejante do @dentistaemamae é especialista nas áreas de Ortodontia, Ortopedia, Odontopediatria e pós graduada em Odontologia para bebês, com foco em freios orais, além de ser mamãe dos gêmeos do Enzo e Antonella.
Ela também criou o clube @crescersemcaries